Home » , » Especial | X-Men: Animated (1992)

Especial | X-Men: Animated (1992)

Written By Cleber Campos on 14 agosto 2016 | 21:11



 X-Men: The Animated Series, é uma americana série animada de televisão que estreou em 31 de outubro de 1992 nos Estados Unidos na rede Fox. O desenho fez um sucesso incrível na época, e foi o desenho de maior exibição na Fox, por abordar temas como: racismo, intolerância, intolerância religiosa, e homossexualidade. A série durou 5 temporadas, com um total de 76 episódios, encerrando sua exibição em 1997.

No Brasil, foi exibida pela Globo, na edição de sábado da TV Globinho até o mesmo ser substituído pelo programa TV Xuxa. A série voltou a ser exibida na TV Globinho diária por um curto período de tempo.



Em 1989 houve a primeira tentativa de criar uma série animada dos X-Men e um puloto foi produzido, sendo entitulado como Pryde of the X-Men, porém ele logo foi descartado.
Mas em 1991 foi aprovada uma temporada de X-Men e 13 episódios deveriam ser produzidos até o Dia do Trabalho em setembro de 1992, porém devido a atrasos na produção a sério só saiu no fim de Outubro. Trazendo centenas de erros de animação no primeiro episódio, devido à limitação de tempo para a produção. O segundo episódio tinha cerca de 50 cenas faltando, o que fez a Fox romper com a equipe de animação.
Quando Fox re-exibiu o piloto, no início de 1993, os erros foram todos corrigidos e série seguiu em frente. X-Men se destaca como o desenho animado mais duradouro da Marvel, com 76 episódios.




"X-Men Adventures" foi uma história em quadrinhos que se passava no mesmo universo que a série animada. Ela começou em Novembro de 1992 e adaptou as três primeiras temporadas da animação, até se tornar "Adventures of the X-Men" em Abril de 1996, continuando semanalmente as histórias apresentadas antes do cancelamento do desenhos, ela durou até Março de 1997.

X-Men 3: O Confronto Final é um dos piores filmes dos X-Men, principalmente por querer adaptar o contexto da "Cura Mutante", que foi introduzido por Joss Whedon (Diretor de Vingadores 1 e 2) nos quadrinhos dos X-Men em meados dos anos 2000.
O que grande parte das pessoas não sabem, ou não se lembram, é que a tal cura mutante foi primeiramente criada par o episódio "A Cura" da primeira temporada de X-Men: A Série Animada.



Os X-Men apareceram na série animada do Homem Aranha, onde o teioso procura a ajuda dos mutantes para desacelerar mutações físicas quem vem ocorrendo em seu corpo.


X-Men: A Série Animada também adaptou o arco Dias de um Futuro Esquecido, que foi traduzido como Dias de um Futuro Passado.
Nessa versão, quem viaja no tempo para impedir o assassinato de uma importante figura política é o mutante Bispo, porém ao retornar para o futuro, ele descobre que nada mudou.
Quando foi confirmada que Bispo estaria na adaptação cinematográfica de Dias de um Futuro Esquecido, muitos fãs especularam que seria ela ele quem viajaria no tempo.


A série animada foi adaptada para diversos jogos.
X-Men (1993)
X-Men: Mutant Apocalypse (1994)
X-Men: Children of the Atom (1994)
Marvel Super-Heroes (1995)
X-Men vs. Street Fighter (1996)
Marvel Super Heroes vs. Street Fighter (1997)
Marvel vs. Capcom: Clash of Super Heroes (1998)


Duas novas aberturas em forma de anime foram feiras para o lançamento da animação no Japão. Elas eram bastante diferentes da original e bem mais maneiras!

A série animada conseguiu captar muitos aspectos da essência dos X-Men dos quadrinhos, tratando de temas que envolvem as minorias.
Frequentemente a série falava sobre fé, divorcio, holocausto, AIDS e racismo, sem contar as diversas semelhanças entre a descoberta do gene mutante e a homossexualidade.


Vários erros foram cometidos na tradução da série, principalmente quando se trata dos nomes dos personagens, como aconteceu com o vilão Ômega Vermelho, os membros da Tropa Alfa Pigmeu, Estrela Polar e Aurora, que tiveram seus nomes mantidos em inglês. Outros personagens, no entanto, tiveram seus nomes alterados na tradução, como a vilã Lady Letal, que teve seu nome traduzido como "Dama da Morte".
Mesmo com todos esses erros, as vozes dessa dublagem ficaram marcadas em nosso imaginário, além de nos trazer o eterno Isaac Bardavid como Wolverine. Vale lembrar que essas vozes foram as mesmas utilizadas no filme de 2000.



Primeira temporada (1992/93) - 13 episódios
Ao resgatarem uma jovem mutante chamada Jubileu, os X-Men travam contato com os Sentinelas, robôs criados para capturar mutantes. Magneto ataca uma base de mísseis e uma indústria química para se vingar do humanos. Wolverine reencontra seu antigo inimigo, Dentes-de-Sabre. Scott Summers e Jean Grey são sequestrados pelos Morlocks, mutantes de aparência desagradável que se exilaram nos túneis de New York. Tempestade, Gambit e Jubileu são mantidos como escravos na ilha de Genosha. Vampira procura pela Cura Mutante, e Apocalipse cria seus Quatro Cavaleiros e ataca a humanidade. Os X-Men confrontam o Fanático. Um viajante do futuro, Bishop vem para impedir que o assassinato do Senador Kelly leve a um futuro terrível para humanos e mutantes. Magneto se alia aos X-Men para impedir que as Sentinelas, comandadas pelo Molde-Mestre dominem a humanidade.

Segunda temporada (1993/94) - 13 episódios
Scott e Jean se casam, mas são atraídos para uma armadilha do Sr. Sinistro. Morfo reaparece. Tempestade enfrenta o Rei das Sombras. Wolverine combate a Tropa Alfa. Ômega Vermelho é libertado e tenta impor seu domínio sobre os ex-países soviéticos. Gambit retorna a sua terra natal para ajudar seu irmão. Bishop retorna do futuro para impedir a Peste, mas outro viajante do futuro, Cable, tenta impedi-lo. Vampira recupera as memórias de seu passado e precisa enfrentá-lo. Os X-Men precisam lidar com as atividades terroristas e racistas dos Amigos da Humanidade. Mojo sequestra os X-Men para uma outra dimensão. Magneto e Xavier chegam a Terra Selvagem onde, ao lado dos X-Men, precisam impedir os planos do Sr. Sinistro, de criar os super-mutantes.

Terceira temporada (1994/95) - 19 episódios
Os Morlocks encontram uma nave alienigena nos túneis de New York e libertam o Devorador de Almas. Erick, o Vermelho, servo do Império de Shi'ar, domina uma estação espacial terrestre. Jean, ao tentar salvar os X-Men durante uma aterrissagem, ressurge como a Fênix. A princesa Lilandra do Império de Shi'ar, foge para o Sistema Solar, com o Cristal de M'kraam; impedindo assim os planos de seu irmão, o Imperador D'ken, de usar seu poder para dominar todo o Universo. Os X-Men conhecem os Piratas Siderais. Fênix se sacrifica para selar o poder do cristal e derrotar D'ken. Scott retorna ao orfanato onde foi criado. Warren, o Arcanjo, fica obcecado em destruir Apocalipse. Longshot lidera uma rebelião de escravos na outra dimensão. Bobby Drake procura por sua amada Lorna, e os X-Men conhecem o X-Factor. Na Terra Selvagem, Sauron, obedecendo os planos de Garokk, sequestra Tempestade. Jean não consegue se livrar da entidade Fênix e o Clube do Círculo Menor resolve dominar a mente dela para usá-la em seus propósitos. Surge a Fênix Negra que após derrotar os X-Men e os membros do Clube, parte para o espaço e consome a energia de uma estrela. De volta à Terra, Fênix Negra é derrotada momentaneamente pelos X-Men, mas a Imperatriz Lilandra de Shi'ar vêem a Terra para levar Jean e executá-la, por ser uma ameaça a todo o Universo. Os X-Men e a Guarda Imperial de Shi'ar travam um duelo pelo destino de Jean. Porém no fim fênix desiste de jean, porém com o passar da série percebe-se, que háverá uma possivel continuação da história de jean e fênix.


Fatos vias: Legião de Séries, Cinema10, Comic-Book, SuperHero.
Share this article :
 
Support : | |
Copyright © 2011. Premiere Line - All Rights Reserved