Home » , , , , , , » Garota Exemplar | Quando o filme honra o livro

Garota Exemplar | Quando o filme honra o livro

Written By Aurelio Arnholdt on 30 agosto 2016 | 21:42

Aproveitando a semana da Bienal Internacional do Livro que acontece em São Paulo entre os dias 26/08 e 04/09, resolvi fazer um review de filme baseado em livro. Eu escolhi Garota Exemplar, do livro homônimo de Gillian Flynn, lançado em 2014 e que tem no elenco Ben Affleck (Nick Dunne) e Rosamund Pike (Amy Dunne).

Fonte: portaoazul.blogspot.com
Vou começar com a frase clássica "o livro é bem melhor que o filme". O que é verdade. Dificilmente você vai conseguir encontrar um filme que faça jus a um livro. Com a exceção de Senhor dos Anéis. Entretanto, Garota Exemplar é um bom exemplo de quando o filme consegue ser fiel à história de maneira que enriquece a experiência tida quando a gente leu o livro antes de ver o filme.
A história é narrada por Amy, uma garota mimada, filha de pais escritores que criaram uma personagem com o mesmo nome e fizeram fortuna explorando sua imagem. Ela é casada com Nick, um cara bonitão, inteligente e charmoso, mas que enfrenta problemas financeiros e são obrigados a mudar para a sua cidade natal, onde abre um bar com a irmã gêmea.
Fonte: lounge.obviousmag.org
No aniversário de cinco anos de casamento, Amy desaparece e Nick se torna o principal suspeito. Com o passar dos dias, sem que a polícia tenha ideia do paradeiro de sua esposa, a suspeita começa a se tornar maior, especialmente após os detetives responsáveis pelo caso encontrarem o diário de Amy e diversas outras evidências que apontam Nick como o verdadeiro responsável pelo desaparecimento da esposa.
Tanto o livro quanto o filme te conduzem pra uma armadilha construída com maestria. Você acaba ficando tão imerso na história que não percebe os sinais ao longo dela e, quando se dá conta, foi surpreendido como uma criança.
Fonte: pizzadeontem.com.br
A experiência com o filme está à altura da leitura. Óbvio que o livro tem muito mais riqueza de detalhes, se aprofunda mais nos personagens e, quando a trama finalmente se desenrola, você já está com raiva, com pena, com remorso, enfim, está tão envolvido que parece que tudo aconteceu a um parente seu, mas o filme consegue a mesma coisa em menos tempo.
Garota Exemplar é a prova de que uma história bem contada pode ser enriquecida com as imagens de um filme desde que o cast seja bem escolhido. Se já assistiu, sabe o que quero dizer com isso. Se ainda não viu, veja e, se puder, leia o livro. Não vai se arrepender.

Aproveite para me seguir nas redes sociais:
  



Share this article :
 
Support : | |
Copyright © 2011. Premiere Line - All Rights Reserved