Home » , » Estudo revela que deficientes em Hollywood são a minoria

Estudo revela que deficientes em Hollywood são a minoria

Written By Cleber Campos on 12 setembro 2016 | 23:03

Resultado de imagem para os intocaveis

Um estudo realizado pela pesquisadora Stacy Smith, chefe do departamento que estuda mídia e diversidade da Escola de Comunicação e Jornalismo da Universidade do Sul da Califórnia, analisou os 100 filmes de maior orçamento nos Estados Unidos em 2015 e, concluiu que pessoas portadoras de necessidades especiais são amplamente sub-representadas na indústria cinematográfica norte-americana.

Apesar do último levantamento realizado pelo governo americano indicar que dos 56,7 milhões de cidadãos do país, 18,7% são portadores de alguma deficiência, nos filmes hollywoodianos, apenas 2,4% dos personagens que tem falas ou nomes nas tramas seriam deficientes. Dentro dessa mesma estatística, 61% desses personagens seriam portadores de deficiências físicas, 37,1 % portadores de deficiências mentais ou cognitivas e, 18,1% portadores de deficiências relacionadas à comunicação.

O filme "Como eu era antes de você", que estreou em junho deste ano no Brasil e é baseado no best-seller homônimo de Jojo Moyes, também foi alvo de críticas por deficientes físicos. Além das questões que envolvem o assunto eutanásia, a escolha de Sam Claflin, um ator sem deficiência, para o papel de um deficiente físico causou reações negativas. Segundo o ator Grant Albrecht, que sofre de uma doença que está retirando a sua capacidade de andar, o filme não ajuda as pessoas reais com deficiência “que estão lutando para manter sua sanidade e meios de subsistência e não ganham oportunidades em Hollywood". Os atores portadores de deficiência representam apenas 10% dos atores sindicalizados.

Como parte de um estudo maior proposto pela Universidade do Sul da Califórnia, que trata da discriminação e a pouca representação nos filmes também, das mulheres (inclusive na Direção), etnias e raças e, da comunidade LGBT, Stacy Smith afirma que, em termos de inclusão, Hollywood é "o epicentro da desigualdade cultural".


Escrito por: Chris Sevla 
Share this article :
 
Support : | |
Copyright © 2011. Premiere Line - All Rights Reserved