Home » , » The Birth of a Nation é ovacionado pela plateia em festival de cinema por causa de ''Estupro''

The Birth of a Nation é ovacionado pela plateia em festival de cinema por causa de ''Estupro''

Written By Cleber Campos on 12 setembro 2016 | 22:45

Resultado de imagem para The Birth of a Nation

Com redes sociais, realities shows e uma linha cada vez mais tênue entre o que é particular e público, poderia a vida privada de um artista ser dissociada do seu trabalho público?

Assim como outros nomes antes do seu, o diretor, roteirista e protagonista do longa, The Birth of a Nation e, vencedor do Festival de Sundance, Nate Parker, teve seu nome em destaque na mídia, recentemente, tanto pelo que seu filme causa, como pelo que o seu passado ainda provoca.

Em 1999, Parker e seu amigo Jean Celestin (que também assina o roteiro junto com o diretor), foram acusados de terem estuprado uma mulher na faculdade, quando ela estava inconsciente. 

Nate Parker foi absolvido do crime e indiciado por atos repreensíveis; Celestin foi considerado culpado, porém teve sua condenação anulada, após recorrer e lhe ser concedido um novo julgamento. Tal julgamento nunca aconteceu, pois a moça se recusou a testemunhar novamente. Além disso, no mês passado, foi revelado que a vítima havia tirado a própria vida em 2012, após a ingestão de pílulas para dormir. 

Tanto Nate, quanto o elenco do filme, deixaram claro que não comentariam este assunto; apesar disto, Parker usou sua página no Facebook para expressar sua tristeza pela morte da moça.

Os críticos afirmam que The Birth of a Nation é um filme digno de Oscar (e de ser a redenção da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, depois de toda aquela polêmica sobre seus indicados serem atores e atrizes brancos) e a Fox Searchlight continua com os planos de lançamento e distribuição do filme; no entanto, alguns membros da Academia declararam que, não só não verão o filme, como também pretendem boicotar sua entrada na premiação. 

Se a vida privada de um artista não pode ser dissociada do seu trabalho público para a Academia, o mesmo não se pode dizer da plateia. Os telespectadores lotaram o teatro Winter Garden, durante o Toronto International Film Festival (TIFF) e ovacionaram o diretor e sua obra. Ainda assim, uma das exibições do filme, com sessão aberta para perguntas, foi cancelada e, cartazes do filme com a face de Parker circularam por Los Angeles, com o título alterado; isto é, ao invés de The Birth of a Nation embaixo do nome do diretor, encontra-se escrito "Estuprador?", o que mostra que não há consenso sobre o assunto.

Inspirado na história do líder da mais bem-sucedida rebelião de escravos na história americana, Nat Turner, The Birth of a Nation chega aos cinemas brasileiros em janeiro do ano que vem.

Share this article :
 
Support : | |
Copyright © 2011. Premiere Line - All Rights Reserved