ESPECIAL | Você sabia que ''Pumped Up Kicks'' da banda Foster The People é sobre um massacre??

Resultado de imagem para foster the people

Vai, confessa que a batida é boa, a gente ama cantar e dançar, mas você sabe oque está cantando e dançando? Você sabe com oque está se divertindo? E se eu te contar que ''Pumped Up Kicks'', da banda Foster The People, é sobre um tiroteio que deixou vários mortos, você ainda cantaria e dançaria essa música?

Vamos aos fatos, lançada em setembro de 2010, a faixa grudou na nossa mente, ela foi carro-chefe do álbum, Torches. Mas se você prestar atenção na letra você vai ver claramente que apesar da batida, ela não é uma canção sobre se divertir ou se alegrar.

"É, ele encontrou uma espingarda
No armário do seu pai, escondida numa caixa de coisas divertidas
E eu não sei o que aconteceu
Mas ele está vindo atrás de você, é, ele está vindo atrás de você
Todas as outras crianças com seus tênis caros
É  melhor vocês correrem mais rápido que minha bala"

Resultado de imagem para massacre de columbine gif

A música não é só mais um hit, a música fala sobre o rapaz chamado Robert (Primeiro verso da música deixa claro), o jovem tinha tendências homicidas, e foi o responsável por um dos maiores massacres da historia dos EUA. O mundo parou em 1999, quando dois jovens entraram no instituto de Columbine, no Colorado e mataram vários alunos.

Resultado de imagem para massacre de columbine

O massacre ocorreu exatamente em  20 de abril de 1999, além do tiroteio, o ataque complexo e altamente planejado envolveu o uso de bombas para afastar os bombeiros, tanques de propano convertidos em bombas colocados na lanchonete, 99 dispositivos explosivos, e carros-bomba. Os autores do crime, os alunos seniores Robert Harris e Dylan Klebold, mataram 12 alunos e um professor. Eles também feriram outras 21 pessoas, e mais outras três ficaram feridas enquanto tentavam fugir da escola. A dupla cometeu suicídio

Resultado de imagem para massacre de columbine


O bizarro é que esses garotos que machucaram tanta gente, ganhou fã-clubes espalhados pelo mundo todo, onde os fãs desses jovens doentes se denominam de ''Columbiners". Três desses ''Columbiners'', se uniram para fazer o mesmo em 2015, em um shopping de Halifax, Nova Escócia, no Canadá, no dia dos namorados, em uma homenagem ao Robert Harris e Dylan Klebold. 

Esse fã clube criou fan arts, fan fictions, onde escrevem e si divertem com historias de terrorismo.

Resultado de imagem para massacre de columbine

A banda disse em um comunicado à CNN.com : "Eu escrevi 'Pumped Up Kicks' quando comecei a ler sobre a tendência crescente na doença mental adolescente. Eu queria entender a psicologia por trás disso porque era estranho para mim.Era assustador Como a doença mental entre os jovens tinha disparado na última década. Eu estava com medo de ver onde o padrão foi encabeçado, se não começar a mudar a forma como estávamos trazendo a próxima geração."

Resultado de imagem para massacre de columbine

O estranho é que a banda tem ligação com o acontecimento, o baixista Cubbie Fink, tem um primo que sobreviveu ao massacre do colégio, Fink foi intimado a comparecer ao colégio, para explicar a diretoria o porque da música e porque ele não merecia um processo. 

Resultado de imagem para massacre de columbine gif

Fink contou que o seu primo estava na biblioteca no dia do acontecimento, onde conseguiu sair ileso, mas o trauma do ocorrido, até hoje é presente na vida dele e isso fez Fink ver como todo o massacre afetou a sua família. Em sua defesa ele afirma que gosta de cantar e falar de coisas que viveu, por isso a banda escreveu a música, mesmo machucando os sobreviventes.

Robert tem uma mão ágil
Ele dá uma olhada no lugar e não conta seus planos
-
É, a agilidade da minha mão agora puxa gatilhos
Eu discuto com o meu cigarro

E digo que o seu cabelo está com tudo, você deve ter perdido o juízo

Charles Zavaroski
Charles Zavaroski

INSTAGRAM