ESPECIAL | Precisamos falar sobre as trilhas sonoras de John Williams

Resultado de imagem para john williams

É inegável que a trilha sonora de um filme é um dos aspectos mais importantes da produção. O que seria, por exemplo, de Star Wars sem tocar as suas músicas icônicas ou de Rose e Jack sem a canção principal de Titanic

Então, dito isso, precisamos falar sobre um dos grandes mestres de trilhas sonoras que Hollywood já viu. Sim, ele mesmo: John Williams. Famoso por grandes produções como os filmes da saga Star Wars e o clássico Tubarão, Williams (com 85 anos atualmente) é considerado um dos maiores compositores da história do cinema, tanto pelo volume da sua obra quanto pela sua popularidade. E não para por aí: com 50 indicações, ele é a segunda pessoa mais indicada ao Oscar da história, perdendo apenas para Walt Disney. Não é pouca coisa, não é mesmo? 

Parceria com Steven Spielberg 

Amigo pessoal de Spielberg, o norte-americano assina quase todas as trilhas dos filmes do diretor. Entre eles, temos diversos temas inesquecíveis, tais como Tubarão (Jaws), E.T.- O Extraterrestre, A Lista de Schindler e Jurassic Park. Essa parceria começou já no primeiro filme de Spielberg, Louca Escapada, no qual o diretor conta que ficou bastante impressionado com o trabalho de Williams e por isso apostou nele em outras produções suas. 



Star Wars

A trilha sonora de Star Wars é algo que não precisa nem ser falado, poque só de escutar as músicas, elas já dizem tudo, não é mesmo? A parceria de John com George Lucas começou ainda no começo do primeiro filme da saga (o qual lhe rendeu um Oscar) e continuou durante todos os outros lançados. Apesar de a franquia não pertencer mais a Lucas, o compositor continua à frente da trilha dos filmes mais recentes da saga. Apesar dessa forte relação, o próprio John Williams já afirmou em entrevista ao The Mirror que nunca assistiu a nenhum filme de Star Wars, pois os trata apenas como trabalho. 



Outras produções

Diversos outros filmes que você provavelmente já assistiu tem a trilha sonora assinada por John Williams. É o caso de Esqueceram de Mim, os três primeiros filmes da série Harry Potter, O Terminal, O Resgate do Soldado Ryan, vários filmes de Indiana Jones, Lincoln, A Menina Que Roubava Livros, entre outros. Há ainda os filmes que não fizeram tanto sucesso. No total, são mais de 50 produções que ele participou, é muita coisa, né?! 

Resultado de imagem para indiana jones Resultado de imagem para a menina que roubava livros

Resultado de imagem para et filme  Resultado de imagem para lincoln filme


Enfim, com 65 anos de carreira, é inegável que John Williams é um dos maiores compositores da história do cinema e que suas músicas marcaram (e ainda marcam) bastante a experiência que tivemos ao ver todos esses filmes icônicos. Fiquem, então, por fim, com um trecho da trilha de Harry Potter executada por um orquestra:

Share on Google Plus