Entenda a referência de Homem-Aranha: De Volta ao Lar com Miles Morales e o Universo Ultimate

Imagem relacionada

Na última quinta-feira (06/07), chegou aos cinemas Homem-Aranha: De Volta ao Lar, a primeira aventura de Peter Parker que se passa no mesmo universo dos filmes dos Vingadores. Após a Marvel Studios conseguir introduzir o herói escalador de paredes no UCM, o teioso finalmente pode interagir com os grandes heróis da Casa das Ideias e até mesmo abrir caminho para o seu próprio universo.

Nos quadrinhos, a histórias do Homem-Aranha fazem parte de um contexto grandioso, onde a cidade de Nova Iorque é um personagem de cada nova trama. Assim como os fios de uma teia, há histórias que ocasionalmente se cruzam dentro da cidade. O resultado desses encontros são inusitados e nem sempre fazem sentido. Contudo, às vezes, eles acabam marcando para sempre a vida e os destinos dos personagens.

E se há algo para se afirmar sobre Homem-Aranha: De Volta ao Lar é que o filme possui a mesma estrutura de um bom gibi do Amigão da Vizinhança, com histórias aparentemente despretensiosas, mas que podem revelar – e muito – sobre o futuro do herói no cinema e os personagens com quem ele deve voltar a se encontrar.

Um desses personagens é Aaron Davis, interpretado por Donald Glover. No filme, Davis é retratado como um criminoso comum, um homem sem grandes pretensões na vida que quer mesmo viver um dia após o outro e faturar uns trocados por meios não muito ortodoxos no caminho.  

Davis acaba cruzando a jornada de Peter Parker sem querer e logo se vê preso em uma teia maior de acontecimentos, maior, até mesmo, do que ele poderia esperar. Enquanto tenta comprar armas do grupo liderado Adrian Toomes (Michael Keaton), o personagem de Glover vê a negociação ser interrompida pela chegada do Homem-Aranha. Apesar de conseguir escapar a princípio, não leva muito tempo para que o herói o procure em buscas de respostas sobre as atividades criminosas do Abutre.



Eventualmente, Davis acaba cedendo e revela as informações que o Amigão da Vizinhança precisava, justificando que fez isso para proteger seu sobrinho que vive no Queens. Ok, mas quem é esse tal sobrinho? Bom, ele é ninguém menos que Miles Morales, o Homem-Aranha Ultimate.

Glover também já deu voz a Miles Morales quando apareceu na terceira temporada da animação Ultimate Homem-Aranha, durante o arco Guerreiros da Teia.

Atualmente com 32 anos, o ator não está mais na idade ideal para interpretar o herói aracnídeo. No entanto, a Marvel e a Sony encontraram na metalinguagem a forma perfeita de referenciar criatura e criação, colocando Glover no papel de um dos grandes responsáveis pelo surgimento do Homem-Aranha Ultimate, assim como ele foi no mundo real.
Henrique Fonseca
Henrique Fonseca

INSTAGRAM