Marvel diz ter plano para alcançar o sucesso do cinema nos videogames


A Marvel não tem muita tradição no mundo dos games, mesmo com tantos personagens icônicos nos quadrinhos e no cinema. Apesar de no passado termos visto jogos do Aranha, Wolverine e Capitão América, nenhum deles conseguiu se manter da mesma forma como a série Arkham da DC e Warner. Agora, de acordo com o Vice Presidente da Marvel Games, Mike Jones, isto está para mudar com o desenvolvimento do novo Spider-Man nas mãos da Insomniac e novos projetos ainda não anunciados.

Jones conversou com o site Gamespot e revelou que a Marvel tem um plano a longo prazo para adaptações nos videogames de suas propriedades intelectuais e pelo que ele disse, o futuro poderá ser brilhante para a empresa também nos videogames.

“Nós absolutamente temos um plano. Temos um alguns jogos incríveis em desenvolvimento para mobile, VR e consoles que eu ainda não posso anunciar ou falar agora. Estamos melhorando nosso portfólio e tentando encontrar a melhor opção para nossos personagens, parceiros, gênero, plataformas e tentando não somente ver quem quer a licença para determinado universo para criar um jogo qualquer. Estamos verdadeiramente ativos e planejando o que será a melhor experiência para as franquias certas para as plataformas certas, assim como estamos procurando os parceiros certos que possam tirar o melhor disso.”

Em comparação com o universo cinematográfico da Marvel, a empresa espera encontrar nomes certos para desenvolver seus games, assim como diversos diretores estiveram a frente de seus filmes, como Joss Wheson, Os irmãos Russo e Scott Derrickson. Com a estratégia para o cinema a Marvel vem arrecadando uma verdadeira fortuna com seus filmes, além de conseguir alcançar uma boa qualidade. É isso que a empresa espera para os games também.

“O Marvel Studio decide quem vai dirigir um filme baseado no gênero do personagem e o tipo de história que ele se encaixa, então estamos pensando de forma similar em quem pode se encaixar em um filme do Homem-Aranha ou dos Vingadores. Nós queremos ter certeza que estamos levando os personagens certos e as franquias certas para os melhores desenvolvedores possíveis.”

Outro detalhe interessante é que Jones diz que a Marvel Games está deixando de lado coisas burocráticas como planilhas de desempenho no Excel para colocar a paixão em primeiro lugar na hora de escolher o time certo para criar seus games.

“Um estúdio vai trabalhar em um jogo por 3 ou 4 anos, então a qualidade e a autenticidade da experiência vive ou morre na paixão e na visão dos times que estão trabalhando com o jogo. Estamos constantemente procurando desenvolvedores e publishers que amam a Marvel e estão empolgados em contar uma história ou dar vida à uma experiência em particular. Nós estaremos aqui para dar todo o suporte. Nos vemos como facilitadores neste sentido. Queremos que cada um de nossos parceiros sejam os donos da visão para seus games.”

O primeiro jogo que saiu deste novo jeito de pensar da Marvel foi o game da Telltale baseado em Guardiões da Galáxia e agora estamos aguardando por Spider-Man, que será exclusivo de PS4 e está sendo desenvolvido pela Insominiac.

Tudo leva a crer que o novo jeito de pensar da Marvel está muito correto, com liberdade criativa para os estúdios e uma preocupação maior de estar mais por perto do desenvolvimento. Veremos como tudo isso vai se sair no futuro, onde também teremos um jogos dos Vingadores que a Square Enix está desenvolvendo, mas até então não temos nenhuma novidade.
Rafael Araújo
Rafael Araújo