Análise | Game of Thrones S07E05 | A narrativa acelerada nunca incomodou tanto

Resultado de imagem para game of thrones episode 5 season7

Olá pessoas, sejam bem vindos pra nossa análise semanal de Game of Thrones, e já estamos próximo do fim da temporada, infelizmente, mas vamos falar sobre isso mais pra frente.

Primeiramente, eu quero deixar claro que sou bastante fã das séries e dos livros, e que nada dito aqui será na intenção de denegrir ou rebaixar a série em seu contexto, a série é ótima, mas vamos concordar: O que está acontecendo com nosso Game of Thrones?

Tudo iniciou na sexta temporada quando  a série começou á caminhar com suas próprias pernas, mais do que antes, sem nenhuma base de livro, apenas com a base de argumento do George R. R. Martin, mas não que a série tenha se tornado ruim por não está baseada nos livros, mas está narrativamente apelativa e desconstruída, e isso incomoda bastante.

Vemos que desde o inicio, Game of Thrones já tinha seu fim planejado, no entanto, parece que diminuir o tempo de produção foi uma manobra arriscada que vem enfraquecendo bastante o roteiro, tornando a série um pouco até sem sentido.

Game of Thrones nunca foi a série de escrachar tudo na sua cara, porém ela dava pistas para uma futura revelação. porém o que estamos endo da temporada passada para cá, é que a série está deixando tudo para a imaginação do espectador. Algo aconteceu, mas nada é explicado devido o tempo de episódio, e a série simplesmente não está explicando nada e jogando fatos enigmaticos para os fãs, o que causa toda noite a discusão para entender realmente o que está acontecendo.

Desde a sexta temporada vimos que as notícias e o transporte por Westeros está veloz como nunca, e isso contradiz co o que vimos nas temporadas passadas, onde como podemos usar de exemplo Arya e Perdigueiro que demoram uma temporada e meia apenas nas terras fluviais á caminho de Winterfell. Entretanto, apenas nesse episódio Daenerys veio de Jardim de Cima, Jamie voltou para Porto Real, Tyrion foi para Porto Real e voltou, Jon foi para a muralha, tudo em apenas um episódio. E se você duvida da distancia entre cada local, vou anexar o mapa de cada localidade abaixo:



Se perceberem bem, Daenerys para chegar em Pedra do Dragão teria de passar por Porto Real,e mesmo assim ainda levaria bastante tempo. O George R. R. Martin no enredo dos livros soube encaixar geograficamente cada localidade, e assim colocar cada personagem em uma lugar específico que condissesse de onde estava vindo, mas o que vemos na série é totalmente o contrário, se também pensarmos que desde a invasão de Castely Rock não tivemos mais notícias dos Imaculados, será que estão mortos? será que voltaram? Onde está Missandei que estava ausente no episódio? São esses tipos de coisas que caracterizam furos de roteiros gigantescos, enquanto tentam mascarar os furos com fan-service e cenas épicas de batalhas, mas dede o início, os fãs mais antigos sabem que Game of Thrones não é apenas dragões e batalhas grandiosas, envolve intriga, estratégia, diálogos, e claro a política dos tronos. esperamos ansiosamente para que resolvam isso, apesar de ser improvável devido o tempo, mas não vamos perder a fé na série que amamos.

Resultado de imagem para gendry baratheon

E como dito a série teve muito fan-service, tivemos o fim do maior meme dos fãs: Gendry ainda estaria remando? e não, ele estava criando armas para os Lannister esperando que Davos fosse buscá-lo algum dia para uma grande aventura, mas o reencontro deles foi bastante zoado, afinal, o ferreiro poderia ser qualquer um, não dava para reconhecê-lo de costas, mas aparentou que Davos já sabia de tudo aquilo, mesmo fazendo quase 5 temporadas que ele não pisava em Porto Real, e quatro temporadas que Gendry havia saído no seu barquinho, mas o local para onde ele foi ao menos fez sentido, mas mesmo assim, podíamos esperar algo mais complexo do que: Eu vou vingar meu pai, sou bastardo de Robert Baratheon e topo matar um morto-vivo do gelo de boas, partiu.

Imagem relacionada

Enquanto o roteiro decepciona as atuações compensam, estão maravilhosas e incrivelmente boas, podemos ver a expressão de cada personagem representando todas as emoções com magnificência e mostrando realmente seu valor artístico, e com isso vamos falar do Tyrion (Peter Dinklage) que foi bastante importante no episódio, mostrando todo o conflito interno do personagem, as táticas diplomáticas e o reencontro com o Jaime que devemos colocar que foi perfeito no quesito diálogo e atuação.

Resultado de imagem para game of thrones 7 temporada

Também tivemos na abertura do episódio, a apresentação de Atalaia Leste do Mar no mapa, algo que nunca havia sido mostrado e finalmente agora nós pudemos ver, e também foi bastante importante afinal, o nome do episódio foi "Atalaia Leste" e o próximo pelo que parece também será focado naquela região.


Resultado de imagem para game of thrones 7 temporada

Falando em Muralha, também temos de falar na exaltação de Jon Snow, já que agora descobrimos que ele é filho legítimo de Rhaegar Targaryen com Lyanna Stark, já que ambos se casaram em Dorne, após Rhaegar anular seu casamento com sua mulher na qual ele já tinha dois filhos. O que de certa forma é errado, já que não há divórcio em Westeros a menos que voce não consuma o casamento, o que não foi o caso, então vemos aí outro furinho de roteiro que irritou um pouco os fãs que estão mais por dentro do universo de Game of Thrones, mas para quem assiste, por assistir a série está ótima e melhor que nunca. E é assim que encerramos a nossa análise de hoje, com um desabafo. Obrigado por os acompanhar e comentem onde virão a análise sobre o que acharam da matéria, seu feedback é importante para nós e é isso. Valeu e até a próxima semana.

Guilherme Soares
Guilherme Soares