Room 104 | HBO #dica2 (crítica 1x1)




A nova série da HBO, Room 104 se passa exatamente num mesmo cenário, como o título revela. Em um quarto de hotel. Com 12 episódios em sua primeira temporada, e com 3 episódios já lançados. Room 104 se mostra despretensiosa.

Se você assiste American Horror Story ou Black Mirror já deve estar familiarizado com o gênero antológico. Que está se tornando bem popular. Com infinitas possibilidades, é uma forma inteligente de sempre renovar sua trama e manter o telespectador ansioso pelo próximo conto. Outro ponto positivo de séries do tipo é facilidade de acompanha-las. Se você perdeu um episódio, não haverá problema em assistir o próximo. Mas claro, se você é um fã não vai querer deixar nenhum passar.


O episódio piloto é amedrontador, angustiante e apresenta de forma simples qual a proposta da série. Aconselho não ver trailer ou sinopses dos episódios para a imersão ser ainda melhor.

"Ralph" é um episódio assustador e começa aparentemente de forma normal e sem indícios de que algo está fora do normal. Bem, até certo ponto. Meg, uma babá é contratada para cuidar de Ralph enquanto seu pai vai a um encontro. Apressado o pai a deixa com o filho sem ao menos pegar referências dela. A partir dai tudo que desenvolve é tenso e inesperado. Há momentos que você não perceberá que está segurando a respiração. Mas estará.




Por serem apenas 30 min de duração não há muita enrolação, o que funciona se você olhar para a trama e proposta da série como uma antologia de contos, o que ela é. Enquanto em AHS a história é passada durante uma temporada inteira. Em Room, ela muda a cada episódio. O que nos ajuda a acompanhar cada história sem exaustão. Já que em Black Mirror é o tipo de antologia que você precisa dar uma pausa para processar um pouco e retomar depois, incluindo o fato de que cada episódio beira em torno de 90 min.


A química entre os atores é o suficiente para levar o episódio, isso e nossa curiosidade para o desenrolar dos acontecimentos. E por mais surreal que seja toda a situação. Ela convence pela esquisitice e tensão. 

Room 104 vai ao ar todo sábado ás 0:30h pela HBO.

Juliana Xavier
Juliana Xavier

INSTAGRAM