Em comemoração aos 70 anos de Stephen King, listamos algumas curiosidades sobre o escritor


No dia 21 de setembro de 1947, veio ao mundo um dos grandes nomes da literatura, responsável por influenciar, inclusive, o cinema e a TV. Nascido no Estado do Maine, nos EUA, Stephen King completa hoje 70 anos.





Autor de mais de 70 livros – sendo 8 deles sob o pseudônimo de Richard Bachman –, King teve inúmeros romances e contos adaptados para o cinema e também em formato de séries. Dentre os filmes mais conhecidos estão Carrie – A Estanha, À Espera de um Milagre, O Apanhador de Sonhos, O Iluminado, além dos recentes Torre Negra e It (adaptado em 1990 como It – Uma Obra-Prima do medo, e novamente este mês como It: A Coisa). Não apenas o cinema resgatou muito do trabalho literário de King este ano, pois duas séries baseadas em seus escritos foram produzidas em 2017: The Mist (O Nevoeiro, lançada pelo canal de TV norte-americano Spike e comprada pela plataforma de streaming Netflix) e Mr. Mercedes (lançada pelo canal de TV norte-americano AT & T's Audience Network).



Apaixonado por música, além de escritor, King já integrou a banda Rock Bottom Remainders, formada apenas por escritores. Formada em 1992 por Kathi Kamen Goldmark em 1992, a banda teve sua primeira apresentação na convenção da American Booksellers Association (Associação das Livrarias Americanas), em Anaheim, Califórnia. 



Nas palavras do próprio grupo, “Rock Bottom Remainders é uma banda que inclui algumas das luzes literárias mais brilhantes de hoje”.



Com mais de 400 milhões de exemplares de suas obras vendidas, Stephen King continua ativo em processo de produção literária. Recentemente, a editora Darkside relançou a biografia do autor em edição de capa dura com o título Stephen King: A Biografia. Coração Assombrado



Ademais, a editora Suma de Letras tem feito um trabalho gráfico de qualidade no relançamento de obras cultuadas, em formato de capa dura e com ilustrações, como as recentes edições de Cujo, A Hora do Lobisomem e O Iluminado.

Confira algumas curiosidades:

  • Stephen King não é o único escritor da família. Sua esposa, Tabitha, já escreveu 7 livros, e dois de seus filhos também se tornaram escritores, sendo um deles Joe Hill (O Pacto, Nosferatu, Estrada da Noite).
  •  Em junho de 1999, ele foi atropelado por uma van e teve vários ossos quebrados, além do quadril deslocado e um dos pulmões perfurados. De acordo com rumores, Stephen comprou a van que o atropelou só pra destruí-la a golpes de marreta.
  • Stephen foi um dependente de álcool e drogas durante parte da sua vida, mas conseguiu se livrar dos vícios.
  •  Quando era criança, ele viu um de seus amigos ser atropelado por um trem. Isso o inspirou a escrever a história de Conta Comigo.
  • Antes de se tornar escritor, King trabalhava como professor. E foi dessa experiência que surgiu a ideia de escrever o romance Carrie, seu primeiro livro.
  • Stephen King acorda todos os dias às 7 da manhã só para escrever. E faz isso todos os dias do ano, exceto nos seus aniversários, no dia da independência americana e na véspera de Natal.
  • O autor é apaixonado por carros antigos, e dois de seus livros – Christine e Buick 8 –  são protagonizados por carros. Na garagem da sua mansão no Maine, ele possui duas Mercedes, um Cadillac, um Chevrolet e uma Harley-Davidson.
  • Stephen King morre de medo de palhaços.
Arthur Conrado
Arthur Conrado

INSTAGRAM