ESPECIAL HALLOWEEN | 15 curiosidades sobre "A Hora do Pesadelo"


Continuando nossos especiais de halloween, hoje vamos te contar 15 curiosidades sobre o primeiro filme da franquia A Hora do Pesadelo (A Nightmare on Elm Street).


Dirigido e escrito por Wes Craven, e o primeiro filme da franquia A Hora do Pesadelo apresentou John Saxon, Heather Langenkamp, Ronee Blakley, Amanda Wyss, Jsu Garcia, Robert Englund e Johnny Depp, em sua estreia no cinema. A história se passa na cidade fictícia de Springwood, Ohio, e o enredo gira em torno de um grupo de jovens que são aterrorizados em seus pesadelos pelo fantasma de um psicopata assassino de crianças chamado Freddy Krueger.

Wes Craven produziu A Hora do Pesadelo com um orçamento estimado de apenas 1,8 milhão de dólares, investimento que o filme arrecadou na sua primeira semana de exibição nos cinemas. Ao todo, o filme conseguiu arrecadar 25,5 milhões de dólares nas bilheterias americanas. A Hora do Pesadelo foi recebido com elogios críticos e passou a ter um impacto muito significativo sobre o gênero horror, gerando uma franquia que consiste em uma linha de sequelas, uma série de televisão , uma passagem com sexta-feira 13 , para além de vários outros obras de imitação; um remake do mesmo nome foi lançado em 2010.



O filme é creditado como a realização de muitos tropos encontrados em filmes de terror de baixo orçamento dos anos 1970 e 1980, originários do diretor John Carpenter, filme de terror de 1978 's Halloween , incluindo o jogo de moralidade que gira em torno promiscuidade sexual em adolescentes, resultando em sua morte eventual, levando ao termo "filme de terror". Críticos e historiadores do cinema afirmar que a premissa do filme é a luta para definir a distinção entre sonho e realidade, que se manifesta pela vida e os sonhos dos adolescentes no filme. os críticos hoje elogiam a capacidade do filme de transgredir "as fronteiras entre o imaginário e o real", e  brincar com as percepções das audiências.

Confira abaixo:
1- Acidente nas filmagens
Ocorreu um acidente durante as filmagens da cena em que uma fonte de sangue é jorrada da cama para o teto. A ideia original era que o quarto girasse lentamente, de forma a que o sangue jorrasse de maneira surrealista e atingisse a parede em curva. A equipe perdeu o controle do quarto, que ficou girando desordenadamente com o diretor e o câmera amarrados em cadeiras fixas dentro do próprio quarto e 250 litros de água colorida sendo jorrados. Quando se conseguiu enfim parar o quarto, as câmeras estavam danificadas e a equipe, inteiramente ensopada.

2-  Estreia de Johnny Deep
A Hora do Pesadelo marca a estréia de Johnny Depp no cinema.

3- Humor de Freddy Krueger
Freddy Krueger foi criado por Wes Craven para ser mais um serial killer silencioso, no estilo de Jason Voorhess e Michael Myers. Nos filmes seguintes da série o personagem passou a ganhar mais humor negro.

4- A Morte do Demônio
O filme em que Nancy assiste para se manter acordada é Uma Noite Alucinante - A Morte do Demônio (1982), dirigido por Sam Raimi.


5- Referência
Na cena em que Nancy dorme na casa de Tina e Freddy Krueger se aproxima da cama através da parede é visível a máscara de hóquei utilizada pelo personagem Jason Voorhess, outro ícone dos filmes de terror.

6- Elm Street?
Apesar de o título original mencionar um pesadelo na rua Elm, os únicos momentos em que se pode ver ou ouvir as palavras "Elm Street" durante o filme são nos créditos iniciais e de encerramento do filme.

7- Muito sangue
Cerca de 500 galões de sangue falso foram usados durante as filmagens. Vale lembrar que o sangue de Freddy Krueger, no filme, é verde.


8- Filme em perigo
Por pouco A Hora do Pesadelo não foi finalizado. Quando as filmagens estavam em sua metade a New Line Cinema, produtora do filme, teve o contrato de distribuição do filme rompido. Sem dinheiro em caixa, o estúdio ficou duas semanas sem pagar os integrantes do elenco e da equipe de produção do filme, até um novo acordo de distribuição ser fechado. Durante este período as filmagens ocorreram normalmente, com nenhum integrante tendo abandonado a produção. No final, O sucesso de A Hora do Pesadelo nos cinemas evitou a falência da New Line Cinema.

9- Bilheteria
O orçamento de A Hora do Pesadelo foi de US$ 1,8 milhão, sendo que o filme arrecadou mais de US$ 25 milhões apenas nos Estados Unidos.

10- Maquiagem
Robert Englund tinha que passar por 3 horas de maquiagem todos os dias. 


11- RG
 O nome completo de Freddy Krueger é Frederick Charles Krueger. 

12- Escada de panqueca 
Na cena onde os degraus da escada afundam como areia movediça, foi realizada utilizando massa para panqueca. 

13- Rejeição 
Vários estúdios rejeitaram o roteiro por razões diferentes. o primeiro estúdio que demonstrou interesse pelo projeto foram os Estúdios Disney, mas eles queriam que Craven suavizasse a historia para que o filme ficasse adequado para crianças e adolescentes. Craven rejeitou a proposta.


14- Tempo é dinheiro
 "A Hora do Pesadelo" foi filmado em apenas 32 dias. 

15- Nada de franquia
Craven nunca quis que o filme virasse uma franquia, toda via, só não participou da produção da primeira sequência A Hora do Pesadelo 2: A Vingança de Freddy (1985). 
Charles Zavaroski
Charles Zavaroski

INSTAGRAM