Especial Halloween | 10 curiosidades de Sexta-Feira 13


Faltando menos de 1 mês para o Dia das Bruxas, resolvemos fazer uma lista com diversas curiosidades dos filmes de terror que deixaram sua marca no cinema. Embora os filmes pareçam um tanto bobos para os padrões atuais, eles marcaram uma geração e ajudaram sedimentar um dos estilos mais bacanas do cinema de terror; os filmes de Serial Killers, além de colaborar com a criação de alguns dos mais recorrentes clichês do cinema do gênero.


Começando pela franquia clássica dos anos 80, Sexta-Feira 13 possui um dos personagens mais icônicos e memoráveis da cultura pop mundial, Jason Voorhees. Jason não é apenas um psicopata com sua máscara hóquei e um facão procurando vítimas, mas também um ser sobrenatural que tem poderes de imortalidade.

Voorhees teria se afogado a 13 de junho de 1958, em Crystal Lake, por negligência dos monitores que cuidavam das crianças acampadas ao redor do lago. Pamela, sua mãe, era a cozinheira do acampamento, mas Jason voltou dos mortos para vingar a morte de sua mãe.

  1. No primeiro longa-metragem, o assassino não é Jason, e sim a sua mãe, que desconta nos monitores do acampamento Crystal Lake o trauma de ter perdido o filho no local.
  2. A única pessoa que Jason já chegou a amar é sua mãe, Pamela Voorhees. Após ser decapitada, Jason guarda a sua cabeça em seu barraco.
  3. Só no terceiro filme (Friday the 13th Part III), Jason começa a usar a famosa máscara de hóquei (máscara do time Detroit Red Wings). Antes disso ele fazia uso de um saco de estopa com um buraco.
  4. O pai de Jason é Elias Voorhees que nunca apareceu em algum dos filmes; no sexto filme (Jason Lives: Friday the 13th Part VI) Elias apareceria no final do filme no túmulo de Jason, mas a cena foi cortada.
  5. Uma das vítimas do primeiro filme , datado de 1980, é o astro Kevin Bacon, muito antes do seu estouro como ídolo juvenil em Footloose.
  6. Durante os primeiros filmes, Jason corre atrás de suas vítimas. Nas seqüências dos filmes, Jason andava ao invés de correr pois conhecia toda a região de Crystal Lake ao invés de suas vítimas que corriam sem rumo. Depois do oitavo filme (Friday the 13th Part VIII: Jason Takes Manhattan) Jason parece se "teletransportar" para perto de suas vítimas.
  7. A soma dos tantos filmes não é assim tão positiva para Jason. O monstrengo já levou mais de 50 tiros, foi esfaqueado 23 vezes, levou 5 machadadas, foi atropelado por trator e carro, foi atingido na cabeça por 19 vasos, 8 pedaços de madeira, duas cadeiras, uma estante e até uma televisão.
  8.  Jason "só" começou a ser ressuscitado a partir do sexto capítulo – apesar de ter levado um facão no ombro e uma machadada na cabeça, ele inexplicavelmente não morria. A partir de seu retorno triunfal (um raio atinge um pedaço de metal que atravessava seu corpo enterrado), o maníaco ressuscitou mais seis vezes, inclusive por uma garota paranormal (Friday the 13th Part VII), no espaço (Jason X) e pelo inimigo Freddy Krueger ("Freddy vs. Jason").
  9. Sua arma favorita no começo de carreira era o facão, mas Jason nunca foi um assassino de hábitos. Hoje, usa o que encontra pela frente, de canos gigantescos, passando por martelos e machados e até chaves de fenda, mas excluindo armas de fogo e disparo, exceto uma vez em que ele usou um lança-arpão.
  10. As vítimas prediletas de Jason são jovens instrutores de acampamento, principalmente aqueles que fazem sexo em lugares inapropriados.


Felipe Vidal
Felipe Vidal

INSTAGRAM