Mindhunter: Livro que traz uma análise psicológica de grandes assassinos se torna série da Netflix


A figura de serial killers e o estudo psicológico desses indivíduos não é algo novo, sendo, aliás, uma temática bastante frequência na mídia. Justamente por isso, pode ser considerada “novidade” a análise desses criminosos antes mesmo do termo “serial killer” ser cunhado. É o que ocorre em Mindhunter.



Escrita por John Douglas e Mark Olshaker, a obra revela os bastidores de alguns dos casos mais terríveis, desafiadores e fascinantes do FBI. Publicado originalmente em 1995, Mindhunter: Inside the FBI’s Elite Serial Crime Unit traz experiências do agente especial John Douglas (fundador e chefe da Unidade de Apoio Investigativo do FBI, criada em 1980, atuando por 25 anos no desenvolvimento de técnicas de análise de perfis comportamentais para identificação de criminosos), que confrontou, entrevistou e estudou dezenas de homicidas (antes da expressão “assassino em série” se proliferar). O texto, baseado em histórias terrivelmente reais, ganha nuances e a intensidade de um thriller por meio do talento de Mark Olshaker (escritor, roteirista, diretor e produtor, premiado, inclusive, com um Emmy pelo documentário Roman City), ao narrar, de forma fascinante, o trabalho de um agente especial do FBI ao dissecar as mentes dos mais perturbadores assassinos com os quais teve contato.


O livro ganhou edição nacional recentemente com o selo da editora Intrínseca. Foi lançado no mês de setembro com o título Mindhunter: O Primeiro Caçador de Serial Killers Americano.



Ademais, a obra ganhou adaptação em formato de série pela Netflix. Ambientada em 1979, acompanha dois agentes do FBI, Bill Tench e Holden Ford (interpretados, respectivamente, por Holt McCallany e Jonathan Groff), responsáveis por interrogar assassinos a fim de compreender a mente dos criminosos e solucionar diversos casos de homicídio. 


Roteirizada por Joe Penhall (A Estrada) e Scott Buck (Dexter), com a produção executiva de David Fincher (Seven: Os Sete Pecados Capitais), Joshua Donen (Garota Exemplar), Cean Chaffing (Clube da Luta) e Charlize Theron (Mad Max: Estrada da Fúria), Mindhunter terá sua primeira temporada disponibilizada na plataforma de streaming no dia 13 de outubro.
Arthur Conrado
Arthur Conrado

INSTAGRAM