Boneco de Neve: Um thriller policial norueguês comparado a “O Silêncio do Inocentes”




Geralmente, quando pensamos em investigação e romance policial, acabamos nos lembrando de imediato de figuras icônicas como Sherlock Holmes (criado por Sir Arthur Conan Doyle) e Hercule Poirot (personagem de Agatha Christie). Para os leitores mais fãs do gênero, há também a associação de nomes como Auguste Dupin (de Edgard Allan Poe), Delegado Espinosa (de Luiz Alfredo Garcia-Roza), Comissário Jules Maigret (de Georges Simenon), Miss Marple (outra de Agatha Christie), Philip Marlowe (de Raymond Chandler), Mandrake (de Rubem Fonseca), entre outros. Entretanto, um nome não muito conhecido está ganhando espaço: o inspetor Harry Hole, personagem do autor norueguês Jo Nesbø. Entre outros livros do autor, Hole está presente em Boneco de Neve, considerada a obra mais ambiciosa do autor, segundo o The Guardian, e comparado ao clássico “O Silêncio dos Inocentes” (trama que apresenta o psicopata Hannibal Lecter), conforme o The Times.



A narrativa se inicia quando a primeira neve cai sobre a fria cidade de Oslo. Uma mulher desaparece e sua echarpe cor de rosa é encontrada em torno do pescoço de um boneco de neve. Responsável pelo caso, o inspetor Harry Hole associar o ocorrido a uma carta recebida com a assinatura de alguém que se autointitula “Boneco de Neve”. Conforme a investigação avança, o inspetor e sua equipe começam a notar similaridades do caso com outros não solucionados na última década: desaparecimentos de mulheres casadas e com filhos sempre ao cair da primeira neve do inverno.


Apesar de se tratar do sétimo título da série policial protagonizada pelo inspetor Harry Hole, possui uma história que pode ser compreendida isolada das demais. Trata-se de uma trama independente, ao menos no que diz respeito à caçada ao serial killer que se denomina “Boneco de Neve”, havendo apenas referências pontuais aos livros anteriores, principalmente referentes à vida pessoal de Hole, mas o que não prejudica o entendimento de quem não conhece as histórias precedentes.


Lançada em 2007, agora, 10 anos depois, a obra de Jo Nesbø ganha adaptação para o cinema, com estreia nacional em 23/11. Sob a direção do sueco Tomas Alfredson e roteiro de Hossein Amini e Matthew Michael Carnahan, o longa traz Michael Fassbender como o protagonista, além de Rebecca Ferguson, Charlotte Gainsbourg, Val Kilmer e J.K. Simmons no elenco. Um detalhe interessante sobre o filme Boneco de Neve é que, quando anunciado, seria realizado por Martin Scorsese, porém o diretor abandonou o projeto em 2013.

Vale a pena conferir a investigação de Harry Hole na trama de Boneco de Neve tanto no cinema, como principalmente através da narrativa de Jo Nesbø – e não apenas o referido título, mas também os demais que trazem o inspetor. No Brasil, os livros do autor foram publicados sob o selo da editora Record e se encontram à venda.
Arthur Conrado
Arthur Conrado