Doctor Who | Jodie Whittaker exigiu igualdade salarial para interpretar personagem principal


Desde os primórdios da indústria cinematográfica é sabido que os homens sempre tiveram salários maiores que as mulheres. Ao longo dos anos elas foram conquistando mais espaços e assumindo papeis de destaques no cinema, TV e seriados. A partir daí esse fator tem sido uma alternativa para discussões sobre igualdade salarial neste mercado.


Nas edições passadas (2015,2016 e 2017), das premiações do Oscar, Globo de Ouro e Sceen Actors Guild algumas atrizes como Emmy Rossum, Nicole Kidman, Kerry Washington, Charlize Theron, Robin Wright, Meryl Streep e muitas outras ao serem premiadas ou na apresentação de alguma categoria, quebraram barreiras ao se manifestar sobre esse assunto. A luta salarial pela igualdade entre sexos.


Com quase 55 anos de exibição da série britânica, Doctor Who, tem sua primeira doutora. Jodie Whittaker, primeira mulher a protagonizar o personagem principal na série. Ao ser convidada para assumir o papel principal, substituindo Peter Capaldi em uma versão feminina, Jodie exigiu que o valor de salário fosse exatamente o mesmo do colega anterior.


"Estes são tempos muito importantes, e a noção [de igualdade salarial] deve ser apoiada", disse a atriz. "É um choque para mim que as pessoas fiquem surpresas com esta noção." Declarou a atriz no última terça-feira (23), durante o National Television London (Digital Spy via EW).

A batalha ainda não está ganha. Infelizmente, falta muito para que as mulheres, independente do mercado que atuam, consigam ter igualdade salarial. 

Enquanto houver apoio, a luta continua!


Doctor Who está sem emissora oficial no Brasil até o momento. O retorno da série não tem data confirmada, mas pode acontecer até segundo semestre deste ano. 
Natali Santiago
Natali Santiago

CALENDÁRIO DE SÉRIES: ESTREIAS E RETORNOS

Calendários de Cinema: Estreias