CULTURA | As Doras Milaje de 'Pantera Negra' foram inspiradas nas Ahosi - PREMIERE LINE

NEWS

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

CULTURA | As Doras Milaje de 'Pantera Negra' foram inspiradas nas Ahosi


Segundo o Comic Book as Dora Milaje, de Pantera Negra foram inspiradas nas Ahosi, que também são conhecidas como Mino, que no idioma do povo Fon, significa "Nossas mães", elas protegiam o Reino do Daomé, a atual República do Benin, até o final do século XIX.

Foram chamadas amazonas por observadores ocidentais e historiadores, devido à sua semelhança com as míticas guerreiras da antiga Anatólia e do Mar Negro.

As Ahosi eram, inicialmente, recrutadas entre as centenas de esposas reais (daí o nome Ahosi, que significa "esposas do rei"). Com o tempo, mulheres comuns da sociedade Fon passaram a alistar-se voluntariamente, ao passo que outras tantas eram recrutadas à força, bastando para isso que seus pais ou maridos reclamassem ao rei sobre seu comportamento. A adesão às fileiras das mulheres guerreiras tinha como principal finalidade a lapidação de qualquer traço de caráter agressivo para os combates. Durante o período de engajamento, as Ahosi não podiam ter filhos nem a rotina de uma mulher casada. Muitas delas eram virgens. O regimento tinha um status semi-sagrado, entrelaçado com a crença Fon nos Vodunsn.

Pages