Um mestre, Isao Takahata, fundador do Studio Ghibli, morre aos 82 anos


 "Quando as pessoas criam algo de todo o coração, a criação ganha alma!" é uma das frases ditas no filme O Reino dos Gatos, e hoje uma grande mente acaba de nos deixar. O Co-Criador do Studio GhibliIsao Takahata, acaba de nos deixar nesta quinta-feira 5 de Abril, aos 82 anos. Takahata, junto a Hayao Miyazaki, Toshio Suzuki e Yasuyoshi Tokuma, criaram o que seria hoje um dos estúdios mais bem aclamados quando o assunto é animação. Sediado no Japão, o estúdio já nos trouxe vários filmes para serem assistidos com os olhos brilhando de emoção, como Meu Amigo Totoro, O Castelo Animado e Ponyo - Uma Amizade Que Veio do Mar.
 A causa de sua morte ainda não foi divulgada, mas de acordo com o IndieWire, Takahata já vinha sofrendo de problemas no coração desde de 2017.

 Takahata dirigiu vários filmes ao longo de toda a sua carreira, aonde um dos que mais se destaca é o drama "O Túmulo dos Vagalumes" (Hotaru no Haka no original). Uma animação que conta sobre os horrores que ocorreram no Japão pós-segunda Guerra Mundial. O filme foi um baita sucesso de publico e é considerado por muitos críticos como um dos melhores filmes de guerra de todos os tempos, além de ser um dos mais comoventes também.

 A carreira do diretor começou em 1968 com o filme Hórus: O Príncipe do Sol e seu ultimo filme, foi também o mais recente lançado pelo estúdio 'A Tartaruga Vermelha', um filme mudo que segue a jornada de um naufrago em uma ilha deserta, aonde ele encontra uma tartaruga vermelha gigante e cria uma amizade com o animal.

 Isao Takahata vai deixar saudades com toda a sua genialidade! Descanse em paz!


Lukas Sillva
Lukas Sillva