Especial | 5 games que mudaram a indústria para sempre - PREMIERE LINE

NEWS

terça-feira, 13 de novembro de 2018

Especial | 5 games que mudaram a indústria para sempre


Os videogames hoje fazem parte da casa da grande maioria das pessoas e já não é mais uma exclusividade das crianças. Hoje em dia, inclusive temos muito mais games focando no público mais velho devido as histórias mais comoventes ou pelo teor de violência que está cada vez mais realista. Entretanto isso só serviu pra fortalecer a indústria dos games e mostrar que ela merece atenção assim como a música e o cinema.

Nós então resolvemos nos juntar e separarmos 5 games que revolucionaram a Indústria dos games de alguma maneira embora isso tenha sido um baita desafio já que a lista é um "pouco" maior. Essa lista não tem intenção de inferiorizar nenhum game e também não será um ranking, então sem mais delongas, shall we begin?

Resident evil 4


Não é segredo pra ninguém que a franquia Resident Evil é um tremendo sucesso e mesmo com alguns títulos meia boca, parece que a Capcom está voltando aos trilhos desde o lançamento de Resident Evil 7. resident evil 4 inicialmente era pra ter seguido um outro caminho onde seria algo muito mais obscuro e se mantendo ao clássico terror da franquia. Entretanto muitas mudanças na produção foram feitas e chegaram ao que conhecemos hoje. O motivo dele estar nessa lista é não somente pelo fato de até hoje ele mover o mercado com seus ports, mas principalmente por ter sido o pioneiro na câmera fixa por trás do ombro nos games em 3º pessoa. O game mexeu não somente com os jogos survival horror, mas também com os de tiro em 3º pessoa e a Indústria no geral.

O sucesso hoje é absoluto e podemos ver bons exemplos das coisas criadas no título sendo exploradas em outros games. Jogos como Gears of War, The Last Of Us e o novo God of War são ótimos exemplos de como as ideias técnicas do game ajudaram a termos excelentes jogos e até mesmo franquias consagradas.

O jogo foi um sucesso tão grande que mesmo pessoas que nunca tinham jogado um título Resident Evil na vida passaram a dar atenção graças as mudanças que fizeram um bem danado para a franquia como um todo, já que tudo que foi aplicado ali continuaria a ser utilizado e melhorado nos anos seguintes.

resident evil 4 está hoje disponível em mais de 10 plataformas diferentes e em breve receberá um novo port para o Nintendo Switch.

Metal Gear Solid


O primeiro título da franquia Solid foi lançada em 1998 para o Playstation e arrancou elogios da crítica e das pessoas num geral. Com um sistema de stealth único, Hideo Kojima começaria a partir dali uma das franquias mais bem sucedidas de todos os tempos. Além do sistema de stealth, Kojima apresentou ao mundo dos games grandes cenas cinematográficas in-game, sejam elas pelo rádio Codec ou em cenas mesmo. 

Os personagens também receberam uma dublagem de ponta que eternizaria Solid Snake como um ícone dos videogames. A jogabilidade também recebeu um capricho principalmente na parte de Stealth e até hoje o game é reconhecido como o pai do gênero.

É bom deixar avisado que apesar de ter uma qualidade absurda não é um game para todo mundo já que conta com longas cenas de diálogo e explicações sobre o enredo e nem tantas assim com gameplay, então como diriam algumas pessoas da nossa amada internet esse seria o famoso game "filminho". 

Entretanto o gameplay vale a pena e como já foi dito tem um stealth excelente - hoje em dia pode ser considerado datado, mas não é isso que importa agora - e é recheado de batalhas com Chefes marcantes. 

O game hoje está disponível também para o Playstation 3 através da PSN e recebeu um remake para o Nintendo Gamecube

Call of Duty: Modern Warfare


Não é surpresa pra ninguém que jogos de tiro em primeira pessoa são um sucesso desde sempre, mas Modern Warfare reinventou o gênero com seu multiplayer frenético e com diversos mapas, além de ter apresentado as killstreaks, recompensas na partida por eliminar os oponentes sem morrer, que vão desde um UAV até ataques com aviões e helicópteros. As partidas também davam XP que liberavam armas, perks e modos de jogo.

O jogo também trouxe novos ares para a franquia ao esquecer um pouco a Segunda Guerra Mundial e abordar eventos atuais, o que fez a campanha do game ser um enorme sucesso. 

Quebrando um pouco o sistema de FPS já conhecido até então, Modern Warfare mudou completamente como o gênero de tiro em primeira pessoa e fez MUITO dinheiro. Com um controle simples e intuitivo o jogo virou uma febre que rendeu boas continuações para a franquia Modern Warfare.

O game foi lançado inicialmente para PC, Xbox 360 e Playstation 3 mas em 2016 recebeu uma versão remasterizada para o Playstation 4 e Xbox One como "brinde" de uma das edições do CoD: Advanced Warfare.

The Legend of Zelda: Ocarina of Time


Os jogos de aventura sempre tiveram um espaço guardado no coração das pessoas e Ocarina of Time aplicou muitas mecânicas pra esse gênero e assim como resident evil 4 foi para o Survival Horror, Zelda foi para os games de aventura. O game nos apresentou pela primeira vez a ideia de ações sensíveis ao contexto, isso é, apertar um botão específico para fazer diversas ações como por exemplo conversar com um NPC, subir em uma plataforma ou abrir uma porta. 

Além disso também nos foi apresentado a câmera fixa denominada "mira-Z" onde Link se focava em apenas um inimigo e facilitava o uso de projéteis. O game usa e abusa de elementos de exploração e stealth, tendo os calabouços como locais essenciais para avançar na história onde temos diversos puzzles e um Chefe na saída.

Ocarina of Time até hoje é o ou um dos games favoritos da franquia para muita gente tanto pela nostalgia como pelo fato de ser um excelente game onde apresenta dificuldades, mas também recompensa o jogador por avançar e resolver os enigmas.

O título foi lançado para o Nintendo 64 e posteriormente recebeu versões para o Nintendo 3DS, Wii e Gamecube além de uma continuação direta intitulada Majora's Mask, tão bem sucedida quanto.

Street Fighter 2


Street Fighter 2 foi um dos games mais influentes e o mais importante do gênero luta até os dias de hoje. Em seu lançamento foi considerado revolucionário e inspirou muitos produtores a criarem suas próprias franquias. O fenômeno foi tão grande que fez com que as máquinas Arcade voltassem a ficar em alta, algo que tinha acontecido pela última vez na época do Pac-Man.

Sendo o Arcade mais vendido de todos os tempos, o game recebeu também diversas outras versões, seja no SNES ou Mega Drive. As principais novidades no game incluíam mais personagens e uma melhoria gritante na jogabilidade em relação ao primeiro game. Pela primeira vez foi possível com que os jogadores lutassem entre si e não somente contra a CPU e com controles extremamente responsivos, dando diversas possibilidades para ataques especiais e combos. Jogos como Mortal Kombat, Tekken, Killer Instinct, The King of Fighters e muitos outros fazem parte do legado deixado por Street Fighter 2.

Street Fighter 2 recebeu 4 relançamentos, sendo Champion Edition, Turbo: Hyper Fighting, Super Street Fighter 2 e Super Street Fighter 2 Turbo respectivamente. Cada uma dessas versões trouxeram alguma melhoria na jogabilidade, novos personagens ou novos especiais para os personagens como é o caso do Akuma que foi adicionado somente na edição Turbo e acabou virando um personagem recorrente na franquia.

O título original e todos os seus relançamentos podem ser encontrados hoje na coleção Street Fighter 30th Anniversary Collection, disponível para PC, Playstation 4, Xbox One e Nintendo Switch.

E essa foi nossa lista de games que mudaram a indústria. Não esqueça de deixar sua opinião aí embaixo e se faltou algum game que você gostaria que estivesse aqui nos avise pois essa lista pode ter uma parte dois. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages