Novo tipo de sistema de reconhecimento identifica pessoas pelo jeito de andar, entenda - PREMIERE LINE

NEWS

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Novo tipo de sistema de reconhecimento identifica pessoas pelo jeito de andar, entenda


Parece coisa de filme de ficção científica, mas não é. Uma empresa chinesa, a Watrix, desenvolveu um sistema de reconhecimento que identifica as pessoas pelos movimentos corporais e jeito de andar. Podia ser um enredo para continuação de Minority Report, mas é só a china mesmo.

De acordo com o CEO da empresa, Huang Yongzhen, a tecnologia pode reconhecer uma pessoa com precisão até a 50 metros de distância, mesmo se este estiver de costas ou com o rosto coberto. O idealizador do projeto declarou ainda que “não precisa da cooperação das pessoas para que elas sejam identificadas” e que “não adianta se mover diferente ou na ponta dos pés, porque todo o seu corpo é analisado.” O sistema já está sendo utilizado pelas autoridades em Shangai e Beijing.
Apesar da novidade já estar em uso, ela passa por rejeição, muitos se preocupam com a utilização dessa tecnologia, um colunista chinês, Shi Shusi, declarou “não estar surpreso com o uso desse tipo de equipamento na China acontecer mais rápido que em outros países do mundo, visto o controle social que existe no país”. A China já tem o maior número de câmeras de circuito fechado do mundo e considerando o histórico de repressão imposto pelo governo não é de se estranhar esse medo por parte da população.

Mesmo com uso declarado e amplo apenas agora na China, este tipo de tecnologia já é estudado ao menos há uma década por cientistas Japoneses, do Reino Unido e do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

E para você, tecnologia em prol da segurança ou mais uma maneira invasiva de saber o que cada um faz e aonde vai?


Escrito por: Ricardo Stelet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages