O Xbox One faz aniversário hoje! Relembre sua trajetória nesses 5 anos de história - PREMIERE LINE

NEWS

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

O Xbox One faz aniversário hoje! Relembre sua trajetória nesses 5 anos de história


Em 22 de novembro de 2013, a Microsoft Lançava o seu novo console, o Xbox One, apenas uma semana após o lançamento de seu concorrente, o PS4. Cercado de dúvidas e controvérsias, o console foi alvo de críticas, mas também de muitos elogios, principalmente nos último anos. Acompanhe aqui toda a história deste console, que evoluiu muito nestes 5 anos.

2013 - Anúncio e Lançamento


Na E3 de 2013, a Microsoft anunciou o seu console de 8ª geração, que seria lançado no final daquele ano. Porém, as pessoas não entenderam muito bem qual era a proposta do aparelho. Boa parte da conferência falava sobre a integração do Xbox com a TV, tinha uma versão melhorada do Kinect, e seus jogos, a princípio, ficariam travados para sempre em sua conta, o que te impedia, por exemplo, de trocar seus jogos com seus amigos. É claro que, vendo essa chance, a Sony não perdeu a oportunidade de zoar a concorrente. Esse é um artigo sobre o Xbox One, mas esse vídeo com certeza foi muito importante para as futuras mudanças do console. Épico.



Quando o XOne foi lançado, ele já havia sido melhorado para aceitar trocas de jogos, mas mesmo assim, não acabaram as controvérsias. No lançamento, o console só era vendido juntamente com o Kinect. Além de encarecer o aparelho, pouquíssimos jogos utilizavam o sensor. Inicialmente, o console só seria vendido neste pacote, mas, novamente, a Microsoft voltou atrás e, algum tempo depois, já era possível comprá-lo separadamente. Apesar deste problema, nas primeiras 24 horas, o console vendeu 1 milhão de unidades.

2014 - Primeiros Exclusivos


No primeiro ano de sua história, seus jogos exclusivos não eram das franquias mais famosas da Microsoft, como Gears of War e Halo. Ao final de 2014, a lista de exclusivos incluía jogos como Dead Rising 3, Forza Motorsport 5, Killer Instinct e Sunset Overdrive. Alguns deste títulos eram jogos muito bons em seus gêneros, mas muitos diriam que ainda faltavam jogos de peso. Títulos como Halo e Gears of War só viriam após dois, três anos de seu lançamento.

2015 - Novos serviços

Resultado de imagem para xbox play anywhere

Após dois anos um pouco difíceis para a marca, a Microsoft decidiu tomar medidas muito importantes para tentar uma virada contra a Sony, e ela foi inteligente em focar em algo que ainda falta na política da empresa japonesa: serviços de qualidade para o jogador. Em 2015, foram anunciados dois serviços muito pedidos pelos usuários do Xbox One. O primeiro foi a retrocompatibilidade com títulos do seu antecessor Xbox 360, o que incluiria não só o uso de jogos físicos, mas também a biblioteca digital dos jogos comprados pelos jogadores. O outro serviço é o Xbox Play Anywhere, que permitia ao usuário ter acesso a alguns jogos selecionados, suas conquistas e dados salvos tanto em seu Xbox One quanto em um Windows PC. Jogos como Gears of War 4 e Cuphead já foram lançados com este serviço.

2016 - Família Xbox - Xone S e Project Scorpio


Ao se referir ao console da Microsoft durante o início da sua conferência na E3 2016, Phil Spencer utilizou o termo "Família Xbox de Consoles", já mostrando que seriam anunciados novos modelos do aparelho naquela apresentação. Foram anunciados, então, o console Xbox One S, uma versão menor e ligeiramente mais rápida, permitindo transmissão de vídeos em 4K e HDR em jogos. Também foi anunciada uma versão muito mais poderosa do console, apelidada na época de Project Scorpio. A família Xbox, então, seria formada pelo XOne original, XOne S e Scorpio. O Xbox One S foi lançado em 2 de agosto de 2016.

2017 - Xbox Game Pass e Xbox One X - O console mais poderoso do mundo

Resultado de imagem para xbox one x

No início do ano, a Microsoft anunciou mais um ótimo serviço para seus usuários: o Xbox Game Pass. Com uma assinatura mensal ou anual, você teria acesso a uma lista de centenas de jogos em seu Xbox, podendo jogá-los quando quisesse, num formato muito parecido com a Netflix. A lista seria atualizada regularmente, onde alguns títulos seriam adicionados, e outros removidos. Isso era um serviço exclusivo da Microsoft, e um grande atrativo para novos compradores do console, pois teriam acesso imediato a uma biblioteca enorme de jogos.

Na E3 do mesmo ano, foi mostrado o nome oficial do Project Scorpio: o console mais poderoso do mundo se chamava Xbox One X. Ele completava a lista de consoles da família Xbox em grande estilo, com a melhor configuração já vista em um console, podendo rodar vários jogos em 4K nativo. Foi lançado em 7 de novembro de 2017.

2018 - O Futuro 


O tema da E3 da Microsoft em 2018 foi o futuro da marca Xbox. Jogos como Halo Infinite e Gears of War 5 foram anunciados, além da confirmação de que uma nova geração do Xbox já estava sendo desenvolvida. Ao final da conferência, ainda foi anunciada a adição de 5 novas empresas para compor a Microsoft Studios, incluindo a Ninja Theory, criadora de Hellblade: Senua's Sacrifice. Ainda neste ano, em novembro, a Microsoft comprou mais dois estúdios: inXile e Obsidian, criadoras de bons RPGs para PC.

Olhando para trás, e vendo qual seria o serviço inicial do Xbox One, comparando com o que ele é agora, podemos ver que ele serviu como um ótimo aprendizado para a Microsoft entender qual é seu público, e o que ele quer. O futuro do Xbox será brilhante, pois temos uma perspectiva de ótimos exclusivos, um serviço de acesso a jogos por assinatura único no mercado de consoles, e uma integração com o PC que somente a Microsoft poderia fornecer. De uma forma ou de outra, estaremos ansiosos para 2019 e o que ele trará para o Xbox.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages