Epic Games anuncia loja virtual para competir com a Steam - PREMIERE LINE

NEWS

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Epic Games anuncia loja virtual para competir com a Steam



A Epic Games, desenvolvedora de Fortnite e dona da Unreal Engine - uma das ferramentas de desenvolvimento de games mais usadas do mundo - anunciou a criação de uma nova loja digital para PC que planeja rivalizar a Steam oferecendo um negócio muito mais vantajoso aos desenvolvedores.

A Epic Game Store, mesmo pertencendo aos criadores da Unreal, não colocará nenhuma limitação sobre quais games podem aparecer em sua loja, sejam eles desenvolvidos em Unity, GameMaker ou qualquer outra engine. Além disso, a empresa manterá apenas 12% dos lucros dos games vendidos nela, deixando os 88% restantes para os desenvolvedores. Considere que, tradicionalmente, os devs dão no mínimo 30% de seus lucros para lojas como a Playstation Store, Nintendo eShop, Google Play Store ou Steam. Vindo de uma empresa consagrada na indústria, e com um negócio muito mais vantajoso, a líder do mercado, Steam, tem tudo para encontrar um rival à altura.

Talvez antecipando o fato, a Valve recentemente realizou mudanças no seu modelo de receita, mudando de 33% para 25% os lucros retidos pela loja, mas com um porém: apenas para jogos que ultrapassam a marca de 10 milhões de dólares. No fim, a mudança causou muito desconforto ao beneficiar os grandes jogos (provavelmente numa manobra para manter o interesse de publishers como a Ubisoft e Bethesda) e manter os pequenos atrás de uma barreira que, provavelmente, jamais ultrapassarão.

Sobre a criação de sua nova loja, o CEO da Epic Games, Tim Sweeney, declarou:

"Como desenvolvedores, nós sempre quisemos uma plataforma com uma ótima economia que nos conecte diretamente com nossos jogadores. Graças ao sucesso de Fortnite, nós agora temos isso e estamos prontos para compartilhar com outros desenvolvedores."


Vale acrescentar que a receita esperada de Fortnite esse ano, de acordo com o Bloomberg, é de 2 BILHÕES de dólares - o que também aumenta o valor da Epic Games para entre 5 e 8 bilhões de dólares - e que a Epic também já tem em andamento o programa "Apoie um criador", que permite que desenvolvedores dividam parte de seus lucros com criadores de conteúdo e streamers que produzirem vídeos sobre seus jogos, com a Epic Games cobrindo o valor inicial dos primeiros 5%.

A Epic Games Store chega em breve e poderá ser acessada diretamente do Epic Launcher - o que os jogadores já usam pra abrir Fortnite no PC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages