Epic Games lançará serviço online cross-plataforma para desenvolvedores GRATUITAMENTE - PREMIERE LINE

NEWS

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Epic Games lançará serviço online cross-plataforma para desenvolvedores GRATUITAMENTE


Com o sucesso gigantesco de Fortnite, ao contrário do que já se tornou esperado, a Epic Games tem se mostrado uma empresa completamente interessada em tornar a indústria de games num lugar melhor e mais acessível para os desenvolvedores, abrindo mão de muito dinheiro que poderiam estar ganhando.

Podemos enumerar a criação da Unreal Engine Online Learning - uma plataforma online com o propósito de ensinar criação de games, arquitetura e design industrial com a engine da empresa - o aumento da receita destinada a pessoas que venderem assets na loja da Unreal Engine para 88% (apenas 12% para a Epic Games, que anteriormente retinha 30%), inclusive de forma retroativa (para todos os produtos já disponibilizados na loja desde 2014), e, mais recentemente, o anúncio de uma loja online - a Epic Games Store - que também irá reter apenas 12% do lucro de qualquer jogo vendido na loja, além de disponibilizar dois jogos gratuitamente por mês.

Agora, a empresa anunciou que disponibilizará gratuitamente para desenvolvedores um grande conjunto de serviços online cross-plataforma em 2019. 

Ao longo de 2019, nós lançaremos um grande conjunto de serviços cross-plataforma originalmente construídos para Fortnite, e testados em batalha com 200.000.000 de jogadores em 7 plataformas. Esses serviços serão gratuitos para todos os desenvolvedores, e estarão abertos para todas engines, todas plataformas, e todas as lojas. Como desenvolvedor, você é livre para escolher, misturar e combinar soluções da Epic com outras como preferir. Todos os serviços serão operados de uma forma que permita privacidade e que siga as normas da Regulamentação Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR). O lançamento do serviço começará com uma SDK de C encapsulando nossos serviços online, juntamente com integração com a Unreal Engine e Unity. Nós começaremos com um conjunto base de recursos e expandiremos com o tempo.

Basicamente, a Epic Games tornará muito mais fácil (e barato) para desenvolvedores lançarem jogos online que funcionem através de todas as plataformas do mercado, independente de qual engine o estúdio tiver usado para produzir o game. 

Para quem não se lembra, a Sony sempre foi muito fechada em relação a jogabilidade cross-plataforma, e Fortnite foi o primeiro jogo a quebrar essa barreira de forma impactante. Os movimentos que a Epic Games tem tomado de forma tão competitiva provavelmente farão com que outras empresas corram atrás. E se ela continuar guiando as tendências, é possível que a indústria siga rumo a um ambiente muito mais amigável e sustentável para desenvolvedores grandes ou pequenos. Acho que vou ali abrir meu Fortnite pra continuar garantindo o sucesso da Epic.

Pages