Começou o Awesome Games Done Quick 2019! Conheça mais sobre o evento que reúne speedruns e caridade. - PREMIERE LINE

NEWS

domingo, 6 de janeiro de 2019

Começou o Awesome Games Done Quick 2019! Conheça mais sobre o evento que reúne speedruns e caridade.


Semestralmente, a Games Done Quick (ou GDQ) une duas coisas incríveis em um só evento: games e caridade. É um evento de maratonas de speedruns de diversos jogos, que é transmitido sem parar por 7 dias seguidos. Quando uma speedrun acaba, outra começa em seguida, com um novo jogo e um novo runner. É uma grande oportunidade de vê-los destruindo seus jogos favoritos em tempos mínimos, e também a chance de ajudar uma boa causa: o objetivo é levantar fundos para instituições de caridade, como os Médicos sem Fronteiras ou a Prevent Cancer Foundation, por exemplo.

O objetivo de uma speedrun é sempre zerar um determinado jogo o mais rápido possível. Porém, para enriquecer ainda mais as coisas, cada jogo possui diversas categorias: a categoria mais simples é a Any%, onde o objetivo é chegar aos créditos finais do jogo usando qualquer meio possível, até com glitches ou warps presentes no jogo. Outras categorias comuns são: No Glitches, All Stages, 100%, No PowerUps, All Bosses, entre outras. O speedrun.com reúne os recordes de todas as categorias da maioria dos jogos, incluindo a gravação do gameplay recordista. É impressionante ver a habilidade e a dedicação que os speedrunners possuem, vale muito a pena conferir! 

Durante o GDQ, para incentivar as doações, há alguns jogos ou categorias que são desbloqueados somente com um certo patamar em dólares. Também é possível escolher o nome do personagem de um certo jogo ou até qual personagem será escolhido para zerá-lo. Os doadores também participam de sorteios de itens exclusivos, cartazes, figuras de ação e até consoles ou PCs novinhos.

Para quem nunca viu ou gostaria de aprender mais sobre speedrunning, é um ótimo evento para se assistir, pois os runners explicam todas as estratégias, glitches, warps e bugs presentes nos jogos, e de que forma estes fatores, somados aos fatores aleatórios do jogo (chamados Random Number Generators, ou RNG), interferem no tempo final de sua speedrun. Certas coisas acontecem tão rápido, que seriam impossíveis de entender sem uma explicação.

Desde sua primeira edição em 2010, a Games Done Quick já arrecadou cerca de 17 milhões de dólares para a caridade. As edições no início do ano são chamadas de Awesome Games Done Quick, e as no meio do ano são a Summer Games Done Quick. É possível ver as speedruns de eventos passados no canal do YouTube do evento.

A Awesome Games Done Quick 2019 começou hoje, e você pode acompanhar o evento em seu canal da Twitch. Confira também a programação do evento e visite a página de doação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages