Coluna do Coffey | Conhecer o passado, é certeza de um melhor futuro - PREMIERE LINE

Coluna do Coffey | Conhecer o passado, é certeza de um melhor futuro

COMPARTILHE

Quem já assistiu grandes clássicos, dos antigos mesmo? Casablanca, O Vento Levou, Cidadão Kane, O Mágico de Oz. Esses não estão na Netflix. Como ver então? Onde encontrar material?

 Há pouco tempo atrás, uma matéria na Folha (que eu não encontrei para linkar aqui), dava conta de que nos Estados Unidos havia um serviço de streaming apenas com filmes antigos. Esse serviço foi descontinuado sob a alegação de "poucos usuários". Então é uma fonte de pesquisa que se perde. E há também o descaso dos estúdios no processo de conversão de mídia física para digital. Sem ter onde hospedar filmes de menor importância, ou mais antigos e com a quase falência do formato físico (alguém além de mim compra DVD´s? E o Blu-Ray é caríssimo perto do valor de uma assinatura) filmes de menor apelo ao público (filmes ditos conceituais ou mesmo documentarios e curtas) são fadados ao esquecimento dentro de algum arquivo em um estúdio qualquer.

O problema, você fã de blockbusters, me pergunta: Se filmes como esses não se derem a conhecer, estaremos todos perdidos na mesma estética, no mesmo padrão de contação de história e inclusive vendo as mesmas caras fazendo os mesmos papéis em frente a câmera. OK, são as explosões dos Transformes que trornam possíveis filmes como "Corra!" ou A forma da água. Então o mercado se auto regula. Mas é preciso que se conheça o passado a fim de moldar um futuro mais belo e brilhante.

A solução, a meu ver, passaria sim pela criação de um "netflix diferenciado", onde os estúdios pudessem hospedar suas "sobras de arquivo" e deixar a disposição as obras que fosses ganhando domínio público. Claro que como quem chilica não consome, os custos majoritariamente teriam que ser dos próprios estúdios porque uma iniciativa dessa dificilmente daria lucro. Eu pagaria, mas não tenho pretensões de salvador da pátria. E divago.

Eu realmente não mensuro o nível de preocupação dos grandes estúdios com essa nobre causa, mas se posso deixar um conselho aos amigos leitores e de que procurem conhecer como o cinema evoluiu através dos tempos. Descubra que antes dos Vingadores, nós acreditamos que um cara com a cueca por cima da calça estava voando. Acredite que uma menina pode ser carregada por um furacão a um reino encantado. Veja o amor sobrepujar a guerra e se encante com um homem, que sem dizer uma palavra, fez o mundo sorrir.

A quem interessar, esse link fala de um serviço que pode suprir um pouco dessa lacuna. Abraços a todos e até a próxima!


SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS OFICIAIS: Twitter | Instagram | Facebook |

Pages